domingo, 13 de abril de 2014

Comissão da Câmara Aprova Proposta que Regulamenta Profissão de Historiador

       A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara aprovou projeto do Senado Federal que regulamenta a profissão de historiador (PL4699/12). A proposta tramita em regime de urgência e está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para votação do Plenário.
       O projeto determina como próprias da profissão a sistematização de informações para exposições e eventos, organização de serviços de pesquisa histórica, tratamento de documentos e elaboração de pareceres e laudos.
       De acordo com o texto, é exigido que o profissional tenha diploma de curso superior em História. Também determina que somente historiadores podem dar aulas no ensino básico e médio.
       Com relação ao ensino de Historia, o relator da proposta, deputado Policarpo (PT-DF), propôs, em seu substitutivo, que seja reconhecido o direito de quem já leciona História, mesmo sem formação específica.
       Ele incluiu um inciso que contempla as pessoas que trabalham como historiadores há pelo menos cinco anos.
       Policarpo disse que todas as alterações foram feitas a partir de discussões com as entidades de profissionais de História. Ele afirmou que há mais de 30 anos tramitam na Câmara propostas para regulamentar a profissão de historiadores, mas que elas não chegaram a uma conclusão.

Concursos públicos para historiadores

       O presidente da Anpuh (Associação Nacional dos Professores Universitários de História), Rodrigo Patto Sá Motta, afirma que a proposta é importante para qualificar o ensino de História e também para permitir a criação de carreiras específicas em órgãos públicos, qualificando o trabalho em museus e outras instituições.
       Para Rodrigo Motta, que é professor de história da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), outra vantagem da aprovação do projeto é a possibilidade de abertura de concursos públicos para historiadores em órgãos que não fazem esses concursos exatamente pela falta de regulamentação.

Curso de Extensão

EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO NO PENSAMENTO de Antonio Gramsci


Ministrante: Prof. Jarbas Maurício Gomes
Local: Anfiteatro do Bloco F-67 (CCE)
Data: 31/05/2014
Horário: das 08:00 às 18:00 horas
Inscrições : www.dfe.uem.br
Valor das inscrições: R$ 20,00
Vagas Limitadas: 160



      Coordenador: Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
Promoção: Departamento de Fundamentos da Educação (DFE)
                                                               Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE)
Informações: Secretaria do DFE
Bloco I-12, sala 10 – fone: (44) 3011-4839 

sábado, 12 de abril de 2014

APRESENTAÇÃO PIBID-HISTÓRIA/UENP

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivos:

  •  incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;
  •  contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática, necessária à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

O curso de Licenciatura em História da UENP desenvolve o Projeto PIBID-História desde o 2º semestre de 2012, atuando junto a duas escolas em Jacarezinho e Santo Antonio da Platina, com 11 bolsistas, 2 professores supervisores e 1 coordenador de área, atendendo cerca de 600 estudantes da Educação Básica. As avaliações feitas pela equipe pedagógica dos colégios, a respeito das intervenções realizadas pelos bolsistas do projeto têm sido altamente positivas. Os professores de estágio curricular, por sua vez, têm relatado a mudança de postura e perspectiva dos graduandos pibidianos em relação à ação docente. As atividades desenvolvidas pelo projeto PIBID HISTÓRIA 2012-2013 podem ser visualizadas através dos endereços eletrônicos:
http://pibidhistoriauenp.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/PibidHistoriaUenp.

A proposta do PIBID HISTÓRIA UENP 2014-2018 busca continuar e ampliar o trabalho já realizado anteriormente, objetivando o incremento da formação inicial do licenciando em História, articulando ensino, pesquisa e extensão, com discussão conjunta com os professores das escolas atendidas sobre o planejamento das aulas, superando a dicotomia academia/escola básica. Dentro deste propósito busca-se implementar uma rotina para todos os envolvidos que inclui: reuniões de estudo, discussão e avaliação dos trabalhos; criação de instrumentos de diagnóstico, inicial e final, da consciência histórica dos estudantes do Ensino básico; preparação de aulas conforme conteúdo curricular, incluindo diversos procedimentos próprios da disciplina de História; inserção dos graduandos nos ritos escolares, abrangendo, até mesmo, reuniões pedagógicas e de formação docente; desenvolvimento de atividades em espaços alternativos, inclusive com atividades complementares de contra-turno; desenvolvimento de blogs para cada turma de estudantes atendidas, com ferramentas de discussão das atividades desenvolvidas em sala, extrapolando o tempo escolar e estendendo os debates para além da sala de aula.

O Projeto PIBID/História UENP conta também com as discussões e pesquisas do GPEH, Grupo de Pesquisa Ensino de História, registrado no CNPq desde 2008, que tem como líderes Prof. Dr. Jean Carlos Moreno e a Profª. Ms. Marisa Noda. Participam também do GPEH: Prof. Dr. Flávio Ruckstadter (UENP); Prof. Ms. Luis Ernesto Barnabé (UENP); Prof. Dra. Vanessa Campos M. Ruckstadter (UENP); Profª. Ms. Luciana Evangelista (UEL); Profª. Ms. Erica da Silva Xavier (UEL), Prof. Esp. Jessica Moura (IFPR). O grupo realiza reuniões mensais de discussão de textos, procedimentos e apresentação de pesquisas e um evento anual: a Jornada de Ensino de História. O GPEH é também responsável pela linha de Ensino de História no curso de Pós-graduação: História: cultura e sociedade da UENP. Com o objetivo geral de formação de professores-pesquisadores do ensino de história, o GPEH conta atualmente com três Linhas de Pesquisa: Cultura escolar e ensino-aprendizagem de História, História da escolarização e do ensino de História, e Memória e Formação de Professores de História. Cabe ressaltar também que o Projeto PIBID/História é desdobramento dos trabalhos realizados pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa de História (LEPHIS).

Objetivos da proposta 2014-2018


  • Qualificar os processos de formação profissional dos licenciandos de História, fortalecendo o compromisso de atuação na escola pública de educação básica.
  • Criar possibilidades para que o contexto escolar seja também objeto de investigação, ampliando o olhar indagador do futuro professor-pesquisador de História e seus enfrentamentos e ajustes com a tradição escolar instituída.
  • Contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica dos professores da rede pública e ampliar o seu compromisso com a aprendizagem dos estudantes, estabelecendo práticas de cooperação com a Universidade.
  • Desenvolver materiais didáticos e propostas inovadoras de intervenção em sala de aula e em espaços alternativos, bem como avaliar seus resultados do ponto de vista da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica.
Resultados Pretendidos

  • Aprimoramento na formação inicial de docentes do curso de História com efetivo aproveitamento da relação teoria /prática.
  • Aprofundamento da articulação pesquisa, extensão e ensino nas atividades desenvolvidas pelos graduandos em formação.
  • Desenvolvimento de metodologias inovadoras para o ensino de História.
  • Aproximação e melhoria do diálogo entre a Universidade Pública e a Educação Básica.
  • Ações didáticas que possam melhorar os indicadores nacionais da educação das escolas envolvidas no projeto.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

segunda-feira, 3 de março de 2014

ESCOLAS ATENDIDAS



 1) Colégio Estadual Luiz Setti – EFMP – Jacarezinho PR.



O colégio possui cerca de 850 alunos e localiza-se em bairro periférico do município de Jacarezinho, atendendo especialmente alunos carentes. Encontra-se classificado pelas avaliações governamentais como Escola de Superação, inserido no rol de escolas públicas que necessitam de ações desenvolvidas pelos governos Federal e Estadual para sair da faixa de baixo índice de desempenho educacional. O IDEB obtido em 2011 foi de 3,3, atingindo a meta de crescimento estabelecida para a escola, mas ainda muito abaixo do valor de referência do padrão de qualidade definido em 6,0 pelo governo federal com base em referências internacionais.
Contudo, nos últimos anos o colégio tem feito um grande investimento na organização estrutural e pedagógica da escola, otimizando os espaços, criando grupos de estudos e discussão, ampliando o número de alunos atendidos, fortalecendo parcerias com a comunidade e implantando novos recursos tecnológicos. O PIBID História busca somar a estes esforços empreendidos pela Equipe Pedagógica e comunidade escolar do Colégio Luiz Setti, atuando junto às turmas do Ensino Fundamental.

2) Colégio Estadual Rio Branco EFMP – Santo Antonio da Platina - PR.


O Colégio possui cerca de 1600 alunos e localiza-se no centro do município de Santo Antonio da Platina. Também está incluído no Programa Escola de Superação, no entanto atingiu IDEB 4,0 (acima da meta estabelecida) em 2011. O Colégio desenvolve várias ações pedagógicas complementares com destaque para a Equipe Multidisciplinar que desde 2012 implementa ações coletivas referentes às questões étnico-raciais e de Afrodescendência. Cabe destacar que a escola já é parceira dos Projetos PIBID História e Filosofia com resultados significativos. O PIBID História UENP atua no Colégio Rio Branco junto às turmas de Ensino Médio.